Sistema para organização de meetups #81
Replies: 2 comments 5 replies
-
Oi @itepifanio! Eu tive poucos problemas com checkin e checkout de participantes nos eventos que organizei, mas emissão de certificados ainda é um problema recorrente. Nos últimos anos que participei da organização da Python Brasil, esse tópico sempre demandou muito tempo e esforço. O que falta para vocês do Grupy RN usarem as soluções que outros eventos criaram ou usaram? Caso elas fossem feitas pela APyB, qual diferença faria? Ou o que você espera que seria diferente? Pergunto isso porque uma iniciativa vinda da APyB não teria muita diferença de uma iniciativa do Grupy RN, por exemplo. A APyB é só mais uma comunidade Python no Brasil. |
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
-
Oi @itepifanio. Acho legal a ideia de ter algo centralizado, mas concordo com o @rougeth. Acho que isso rende uma discussão muito boa, mas não como uma responsabilidade da APyB. Aqui em Blumenau também temos problemas com check-in e emissão de certificados nos nossos encontros do GruPy e hoje utilizamos o meetup.com pro check-in e um projeto do hackerspace pra emissão dos certificados. Há alguns anos, era muito usado o Speakerfight pra fazer votação de palestras, mas o sistema tá um pouco abandonado e tem vários problemas. Tentei até entrar em contato com o Luan, mas sem sucesso, pra saber se tinha como ajudar a manter ele. @itepifanio talvez fosse o caso de pegar um desses projetos mais "maduros", como o Speakerfight ou até mesmo o Jararaca de vocês ai no RN, e entender como evoluir e transformar isso em um padrão das comunidades. Podemos inclusive criar uma comunidade em torno de manter essa plataforma. Fico a disposição pra ajudar a construir um projeto desses. |
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
-
Algo que todo mundo que organiza meetups tem problema é com controle de check-in/check-out e emissão de certificados para os participantes/palestrantes (com código único e validador de certificado).
No Grupy RN (PUG do Rio Grande do Norte) utilizamos o Jararaca, um software desenvolvido pela comunidade que: aceita cadastro no evento, permite controle de checkin e checkout dos participantes e emite certificado simples (ainda não temos um código único/validador de certificado).
Acredito que várias comunidades utilizem uma forma própria de resolver esse problema de geração de certificado, seja utilizando scripts [1], [2], sistemas pagos ou sistemas gratuitos mas limitados. Entretanto, acredito que fosse interessante uma iniciativa da APyB para criação de um sistema que fosse comum a todas as comunidades descentralizadas, isso ajudaria muito inclusive a verificar a atividade das comunidades no país.
Edit:
Esse sistema evitaria organizadores de manualmente submeterem seus eventos a listas como a de divulgação de eventos ou abrir PRs em repositórios descentralizados da APyB.
Beta Was this translation helpful? Give feedback.
All reactions